O dormir de uma criança é algo importante e de constante preocupação dos pais e educadores em geral. Será que o meu bebé dorme o suficiente? Será que deve dormir, já, sozinho?
Montessori ensina-nos muito sobre a o dormir das crianças. Diz que devem ser acarinhadas e muito bem tratadas. São elas os futuros homens e mulheres. Sugere que sejam deitadas numa cama baixa para que sejam capazes de observar todo o quarto. E quando começarem a mover-se o possam fazer em liberdade e segurança. Muitas vezes usa-se um colchão desde muito cedo.
Eu optei pelo berço Next to me. Desta forma, pude dar de mamar quando o F. pedia e sentiamo-nos muito próximos um do outro.
Agora já não cabe no berço e por isso coloquei-o à venda. E dorme no nosso quarto na cama de grades.
É um bebé feliz!! Feliz quando sai da cama, a gatinhar e encontra os pais. Não precisa de esperar que o venham buscar, nem chora agarrado às grades para sair da cama. Feliz e em segurança!
Porquê fazer um drama com o dormir? Porque não seguir a nossa intuição e observar a criança para perceber quando estará preparado para deixar o quarto dos pais?
Observo todos os dias o meu filho. E quando algo não flui ou não funciona, a resposta está em mim e não nele. O que está aqui a “falar”, o ego, a razão ou o coração?