Na Ortigosa, perto de Leiria há um Agromuseu municipal, antiga Casa Agrícola Pereira Alves de Matos Carreira.
É um espaço agradável, bem cuidado e conservado. Calmo e aprazível, ao mesmo tempo dinâmico e em diálogo permanente com a comunidade onde se insere e com o seu público.
Assume como objetivo primordial a recuperação e transmissão dos valores e tradições de uma casa agrícola oitocentista da região leiriense, colocando em evidência os seus espaços e memórias, coleções de objetos associados, modos de produção, usos e costumes locais em torno da exploração agro-pecuaria e silvícola com uma forte componente educativa na área patrimonial e ambiental.
Na educação montessoriana dá-se valor à interação e relação com os animais, a natureza, o ambiente.
O F. tem 11 meses e como estamos em casa, procuramos atividades que favoreçam esta relação. É muito bom podermos fazer estas atividades a dois.
Ouvir o som dos passarinhos nas árvores, dos patos e perus que andam perto de nós, ajuda a interiorizar tudo aquilo que vemos nos livros sobre animais. Em linguagem Montessoriana, temos oportunidade de explorar de perto e concretamente.
A criança absorve tudo aquilo que o ambiente lhe oferece. Cabe aos pais mostrar a beleza que existe entre nós.
Abrir o coração da criança à liberdade, ao amor, ao belo. Perceber que somos parte de um universo maravilhoso e que por isso devemos cuidar.
O F. tem um forte poder de observação. Como qualquer criança, gosta de “perder” tempo com coisas insignificantes para nós mas de grande importância para um cérebro que tem o desejo de conhecer tudo o que lhe passa á frente.
Conhecemos todos os cantos à casa e foi delicioso observar a alegria contagiante que o F. passa quando está a fazer o que gosta: explorar, observar, tocar, experienciar, conhecer.
Estou grata a Maria Montessori por me mostrar o quanto posso aprender com o meu filho. Trata-lo com o devido valor, sabendo que é o meu “pequeno” mestre.