Aprender a andar

Aprender a andar

As crianças aprendem a andar sozinhas! Umas mais cedo do que outras, mas não conheço nenhum jovem ou adulto que não tenha aprendido a andar… E por isso é importante estarmos atentos ao que fazemos para os ensinar a andar.

Maria Montessori dá um excelente contributo sobre isso. Diz-nos que ela (a criança) quando dá os primeiros passos quer-se aperfeiçoar e por isso gosta de caminhar só por caminhar…

Ao contrário do adulto, ela quando caminha não tem como objetivo ir ao supermercado, ou à papelaria.. ela anda sem destino, sem hora marcada. Gosta de parar, de voltar atrás. De apanhar o que encontra no chão. De observar os carros a passar ou as flores e as árvores na beira da estrada.

Montessori diz que a criança quando aprende a andar e tem passos sólidos consegue percorrer 2 km.

Decidimos cá em casa fazer esta experiência, o F. andar o máximo possível a pé. Compramos um carrinho, por via das dúvidas, mas está arrumado! Usei algumas vezes quando saía sozinha com o F. e precisava de me movimentar depressa. Optamos pelo porta bebés até aprender a andar. Agora, é colinho ou perninhas a mexer… Já anda muito e acompanha-nos para todo o lado.

Em casa anda sempre descalço ou com meias. Tem os sapatos que precisa! Adequados aos seus, delicados, pés.

” A criança ama a luz, as flores, ama ver os animais moverem-se, isto porque, a criança é um observador finíssimo que sabe ordenar as imagens. A criança move-se para satisfazer a sua paixão de observar. Ela observa a boca do indivíduo adulto que fala. Não precisamos de gritar!

É necessário que o indivíduo adulto procure adquirir uma inteligência sobre a necessidade infantil e diminua o seu próprio orgulho de escultor.” (In, a criança na família)

Scroll to Top