Dia 22 de Abril comemora-se o Dia da Terra, e este ano faz 50 anos que se celebra este dia através de iniciativas que dão atenção e visibilidade às alterações climáticas.
No site earthday.org haverá multiplas atuações numa emissão online, ao longo de 12 horas, acompanhadas pela #EarthDay2020. Esta “maratona virtual” foi a forma de assinalar a data, num ano marcado pela pandemia de Covid-19 e as limitações à aglomeração de pessoas.
Acredito que se Maria Montessori estivesse viva faria parte das celebrações deste dia. No seu método, um dos pilares é a educação cósmica que consiste em despertar o interesse da criança pelo mundo. E o educador deve ser encantado pelo universo para manter desperto o interesse da criança de saber sempre mais.
As crianças, neste contexto, perceberem que todas as coisas estão profundamente ligadas e que dependem umas das outras para existirem, permite desenvolver um sentimento de gratidão para com tudo o que há no mundo e perceber a ordem que está subjacente à natureza e ao universo.
Através de imagens, de histórias, de materiais concretos e belos a criança aprende a sua história que é a história de todo o universo. Ela é um ser vivo que faz parte de um universo maior que tem milhões e milhões de anos. Para além da sua família, amigos, conhecidos e pessoas com quem se relaciona, ela está ligada a outros milhões de seres e por isso se houver respeito e ordem tudo continua no seu caminho natural.
Em casa podemos fazer algumas atividades concretas e práticas: separar o lixo, não estragar comida, comprar os produtos, sempre que possível, a pequenos produtores, pintar ou desenhar livremente, fazer puzzles relacionados com o tema, palavras cruzadas etc.
Educação cósmica é uma etapa para crianças entre 6 e os 12 anos, no método Montessori e com temas bem definidos mas desde cedo os pais podem ter esta atitude de Cuidar da Terra, do Universo. Com o testemunho dos pais, as crianças aprendem melhor e fica guardado para sempre na sua mente e coração.
Se ainda não começaram a pensar nisto, hoje é o dia ideal. Dia da Terra.