Follow the Child

follow the child 1

O mundo do desenvolvimento infantil é extraordinário. E pelo facto de ter um bebé e assistir, diariamente, às suas conquistas deixa-me espantada.

Montessori fala-nos de um conceito: seguir a criança. Em que consiste? Observar, observar, continuamente observar para perceber o que ela precisa ou como a podemos orientar, naquele momento ou situação.

Dou um exemplo: compramos brinquedos. Muitas vezes as crianças pegam neles e depois põem-nos de lado. Nós dizemos que eles não gostaram… Mas será que eles estão na altura certa para os ter? Já me aconteceu isso. E fico mais descansada pois sei que mais tarde o brinquedo será usado.

Mas há brinquedos e brinquedos! É preciso estarmos, cada vez mais, atentos a isso. Brinquedos de qualidade são aqueles que não deixam a criança passiva, podem manipula-los à vontade sem dependerem da ajuda do adulto, não ofuscam com tanto cor e barulho, ecológicos (não prejudicam os outros).

O primeiro ano da criança é aquele em que há maiores transformações e aquisições, não só físicas, motoras, emocionais mas também espirituais. Estar atento, a cada dia, e perceber o que ela nos pede. Tratá-la como ser humano único e irrepetível. E lembrarmo-nos que é na infância que a Humanidade se constrói.

Scroll to Top