Independente desde cedo

Desde cedo que temos o cuidado de respeitar a independência do nosso filho. Temos aprendido com Maria Montessori!

Sabendo nós que os bebés/crianças são seres individuais e únicos, que não nos pertencem e que o nosso papel é de orientar/indicar caminhos/alternativas na vida do nosso filho, em que cada dia é uma aprendizagem!

Ter o cuidado de não atrapalhar. Estar presente mas não interferir.

Ter o cuidado de observar para melhor responder aos seus pedidos. Por exemplo, ensinar a subir e a descer do sofá!

Ter o cuidado de a cada momento ter os materiais e atividades adequados ao seu desenvolvimento. Não colocar os brinquedos/materiais todos a monte. Ir arrumando à medida que o bebé vai deixando de brincar para que o seu sentido da ordem seja respeitado. Na devida altura ensinar a arrumar. Observar quais os brinquedos que não usa para serem guardados e usados mais tarde.

Aprendi com Maria Montessori que se a criança não brinca ou não dá atenção a algum material é porque, ainda, não está preparada para ele.

Isto deu-me muita tranquilidade! O material Montessori é adequado e sabemos quando deve ser utilizado, tendo atenção o desenvolvimento da criança. Os brinquedos, às vezes, indicam um intervalo de idades muito grande e daí poder não ser apropriado para aquele momento!

Ter o cuidado de comprar material que não promova a dependência da criança em relação ao adulto. Que a criança possa brincar sozinha. Por exemplo, se o material estiver numa caixa difícil de abrir, a criança sempre que quiser brincar tem de pedir ajuda!

Ter brinquedos/materiais simples, bonitos e que façam apenas uma coisa!! É tão importante este aspeto! Quando o bebé/criança tem possibilidade de ter brinquedos assim está a potenciar a concentração.

Com 15 meses o F. começa a brincar com a pista de madeira do IKEA.

Embora esteja em cima de um chão colorido, foi a forma que encontramos mais prática de resguardar do frio vindo do chão. Mas até o chão já serve para aprender os números e as letras.

É interessante observar que, nesta idade, ele gosta de montar e desmontar. Usar peças soltas!

Para o comum dos pais, como eu o objetivo é que ela esteja montada para os carros andarem à volta sem interrupções. Mas não… ainda não estamos aí. Colocar os carros na linha, empurra-los, passar por baixo da ponte…

Enfim, observar, confiar. Sabendo que o filho tem todo o potencial. Aos pais basta respeitar e criar as condições necessárias..

Ser Pais preparados como Maria Montessori nos ensina.

Visita ao centro de ciência viva em Alviela 5
Scroll to Top